sexta-feira, 30 de outubro de 2009

EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Neste semestre, a interdisciplina de EJA me possibilitou um grande esclarecimento a respeito do que realmente é e como funciona a Educação de Jovens e Adultos. Até então acreditava que a EJA funcionava como o Supletivo, e servia como um atropelamento das interdisciplinas escolares, destinada para aqueles que que não tem muito tempo para estar em sala de aula ou para aqueles que simplesmente não gostam de estudar , mas querem garantir uma formação.
Lendo os textos pude compreender que estas modalidades de ensino não se assemelham como eu imaginava. Sendo que as características apresentadas acima dizem respeito apenas ao Supletivo.
A EJA também é destinada para pessoas que tem pouco tempo destinado para estar em sala de aula, mas não é vista como um "atropelamento", uma vez que não tem um tampo determinado para que a aprendizagem aconteça, pensando nisso a EJA trabalha de acordo com o desenvolvimento dos alunos, sendo que estes já trazem uma bagagem muito grande de conhecimentos e experiências que precisam ser valorizadas para que aprendizagem de fato aconteça.

Nenhum comentário: