quarta-feira, 21 de abril de 2010


Primeira semana

Quando nos propomos a realizar algo novo, devemos estar prontos para as surpresas que podem surgir, principalmente quando o assunto é educação.
Para realizar meu estágio, inicialmente pensei nos objetivos que pretendo alcançar, o que eu quero que meus alunos aprendam.
Na teoria é mais simples traçar objetivos e metodologias, mas quando esta vira prática, muitas vezes pode mudar, e é ai que surgem as surpresas e aumentam os desafios. E com certeza este período de estágio se dará por meio de muitos desafios.
Para minha primeira semana como educadora, pensei em realizar atividades diferenciadas, saindo um pouco da rotina diária dos alunos, procurando envolver a tecnologia, onde fui surpreendida, pois os alunos sabem mais sobre estas do eu podia imaginar. Então o que era para ser uma atividade inovadora, acabou sendo apenas mais uma atividade.
Desde modo pude perceber que é preciso reavaliar meu planejamento e minha prática. Envolvendo atividades que proporcionem maior comprometimento e concentração da turma, uma vez que esta se mostrou dispersa e agitada. Mas entendo que, não só para mim, mas para os alunos a proposta de estágio também é um desafio novo. Com a troca de professora, atividades diferenciadas, ritmos diferentes, é comum que a turma se mostre um tanto desconcentrada inicialmente.
Nesta semana pude perceber que é importante sim trabalhar os conteúdos pré-determinados no plano de trabalho, mesmo que inicialmente pareçam desnecessários. Aprendi também que estes conteúdos podem ser muito atrativos, trazer muita aprendizagem, despertar interesses e curiosidades, só depende da maneira como serão desenvolvidos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Luana,

A surpresa é um elemento presente (não só na educação) e isso serve para nos mostrar que as coisas não estão dadas e não são definidas apriori, não são estáticas. Tudo pode mudar!!! Ainda bem, né!

No período de observação do estágio não tiveste a preocupação de saber sobre os conhecimentos que os alunos já possuíam em termos de informática? Ou esses conhecimentos foram adquiridos em casa? As atividades a que te referes na postagem eram os desafios propostos na trilha?

Tens proporcionado atividades envolvendo as tecnologias? Como elas estão inseridas no teu planejamento? Há um projeto de estágio articulando as atividades que propões?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.