terça-feira, 3 de junho de 2008


Números, números, números...

A interdisciplina Representação do mundo pela matemática, assim como as demais interdisciplinas, propôs atividades que devem partir do que os alunos já conhecem.
Ensinar os números sem partir de conhecimentos prévios, trazidos pelas crianças não proporciona interesse nem prazer, tanto para quem está ensinando, quanto para quem está aprendendo.
Com as atividades realizadas sobre espaço e forma, pude perceber que ocorre o mesmo nas atividades de estudos sociais. As crianças só conseguem conhecer e se localizar em espaços já vistos ou conhecidos anteriormente, e têm como ponto de partida o próprio corpo.
Pude compreender que a matemática está muito presente em nossa vida, e vai além de números e operações. E que as crianças sabem muito mais do podemos imaginar, basta incentivo e motivação.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Luana,

Acredito que esta descoberta dos saberes das crianças e das possibilidades de trabalhar a partir dos seus conhecimentos, valorizando-os como sujeitos da aprendizagem, fará muita diferença na tua atuação como docente.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie