sábado, 21 de junho de 2008
Após ler os textos, assistir o vídeo proposto pelo Seminário Integrador IV, participar dos fóruns, trocar idéias com as colegas, passei a ver nosso “papel” enquanto educadores, de uma maneira diferente.
Aprendi que muito mais do que trazer atividades prontas, partindo apenas dos conteúdos que desejamos trabalhar não é a melhor maneira de instigar a curiosidade de nossos alunos e muito de menos de proporcionar à eles, momentos de aprendizagens.
Trago então, um trecho do texto “As águias não sobem pela escada”, no qual apresentei em uma postagem nos fóruns:
“O pedagogo prepara minuciosamente os seus métodos e, segundo dizia, estabelecera cientificamente a escada que permite o acesso aos diversos andares do conhecimento; medira experimentalmente a altura dos degraus, para adaptá-la às possibilidades normais das pernas das crianças; arranjara, aqui e ali, um patamar cômodo para se retomar o fôlego, e um corrimão benévolo amparava os principiantes...”(Célestin Freinet) .
Deste modo “devemos tomar consciência enquanto educadores, que nossos princípios, nossos propósitos, na maioria das vezes não são os mesmos de nossos alunos”.
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Um comentário:
Oi Luana,
Está fantástica a tua reflexão, contudo é fundamental incluirmos o nome do autor quando fazemos uma citação literal, no teu caso faltou a referênicia a Célestin Freinet...Sugiro que edite a postagem e inclua o nome do autor, pois apenas citar o título é insuficiente para identificar, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
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