Plano de Estudos
Sempre que nos sentimos motivados a comentar sobre alguma tarefa que realizamos, vale buscar o que projetamos para assim avaliar se o que almejávamos realmente foi conquistado.
Assim diante da proposta de avaliação do meu Plano Individual de Estudos realizado no início deste ano letivo, pude rever meus objetivos, assim como observar o que foi realizado ou não.
Este semestre passei por alguns desafios que não havia programado no meu plano, como o de ser mãe. Deveria ter me programado mais, organizado mais meu tempo, mas não lancei como meta e por isso estou encontrando algumas dificuldades nas postagens das atividades em tempos pré-determinados.
Alguns objetivos que tracei são de longo prazo, como “aperfeiçoar minhas técnicas de ensino-aprendizagem” ou ainda “repensar sobre minhas aprendizagens no decorrer dos semestres”. Acredito que são metas a serem alcançadas por um tempo muito grande, que irei me aperfeiçoando ao longo das atividades que venho desenvolvendo, porém não posso dizer que alcancei este objetivo e que já me aperfeiçoei e repensei o máximo que podia.
Mas também lancei metas a serem conquistadas num espaço de tempo menor e acredito que estas são mais visíveis na minha auto-avaliação. Considero estes objetivos os mais importantes do meu plano: “Aperfeiçoar minha desenvoltura frente aos colegas e alunos, participando de debates e grupos de estudos” e “buscar alternativas para sanar as dificuldades ainda encontradas frente às tecnologias e apresentações orais”.
Durante estes últimos quatro meses precisei muito dos meus colegas para desenvolver minhas atividades, por estar em licença-maternidade e então meio distante das atividades do Pead. Realizamos três trabalhos em grupo, incluindo dois projetos de pesquisa, um concluído e outro não.
Mesmo não podendo participar de todos os encontros do grupo, consegui manter uma proximidade muito grande do Pead por meio dos encontros que participei e das atividades que realizei em conjunto com minhas colegas.
Fico nervosa quando tenho que me expressar oralmente, e neste final de semestre temos mais um desafio oral frente as colegas, entretanto diante dos trabalhos em grupo realizados, tenho uma boa expectativa para o final deste semestre.
Quanto as tecnologias, aprendi pouco além do que já conhecia, por não ter muito acesso a computador onde hoje moro.
Apesar de ter alcançado alguns objetivos, sempre é bom traçar algo de novo para nossa caminhada de estudantes.
Sempre que nos sentimos motivados a comentar sobre alguma tarefa que realizamos, vale buscar o que projetamos para assim avaliar se o que almejávamos realmente foi conquistado.
Assim diante da proposta de avaliação do meu Plano Individual de Estudos realizado no início deste ano letivo, pude rever meus objetivos, assim como observar o que foi realizado ou não.
Este semestre passei por alguns desafios que não havia programado no meu plano, como o de ser mãe. Deveria ter me programado mais, organizado mais meu tempo, mas não lancei como meta e por isso estou encontrando algumas dificuldades nas postagens das atividades em tempos pré-determinados.
Alguns objetivos que tracei são de longo prazo, como “aperfeiçoar minhas técnicas de ensino-aprendizagem” ou ainda “repensar sobre minhas aprendizagens no decorrer dos semestres”. Acredito que são metas a serem alcançadas por um tempo muito grande, que irei me aperfeiçoando ao longo das atividades que venho desenvolvendo, porém não posso dizer que alcancei este objetivo e que já me aperfeiçoei e repensei o máximo que podia.
Mas também lancei metas a serem conquistadas num espaço de tempo menor e acredito que estas são mais visíveis na minha auto-avaliação. Considero estes objetivos os mais importantes do meu plano: “Aperfeiçoar minha desenvoltura frente aos colegas e alunos, participando de debates e grupos de estudos” e “buscar alternativas para sanar as dificuldades ainda encontradas frente às tecnologias e apresentações orais”.
Durante estes últimos quatro meses precisei muito dos meus colegas para desenvolver minhas atividades, por estar em licença-maternidade e então meio distante das atividades do Pead. Realizamos três trabalhos em grupo, incluindo dois projetos de pesquisa, um concluído e outro não.
Mesmo não podendo participar de todos os encontros do grupo, consegui manter uma proximidade muito grande do Pead por meio dos encontros que participei e das atividades que realizei em conjunto com minhas colegas.
Fico nervosa quando tenho que me expressar oralmente, e neste final de semestre temos mais um desafio oral frente as colegas, entretanto diante dos trabalhos em grupo realizados, tenho uma boa expectativa para o final deste semestre.
Quanto as tecnologias, aprendi pouco além do que já conhecia, por não ter muito acesso a computador onde hoje moro.
Apesar de ter alcançado alguns objetivos, sempre é bom traçar algo de novo para nossa caminhada de estudantes.
Um comentário:
Oi Luana,
Me parece que o próprio PIE promove um dos teus objetivos, como: "repensar sobre minhas aprendizagens no decorrer dos semestres”. Se constitui numa oportunidade de rever as estratégias adotadas, atualizar os objetivos e refletir sobre os resultados possíveis. Imprevistos sempre vão acontecer por isso é importante rever os objetivos e ajustá-los diante de novas demandas.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário