
Filosofia da educação
A atividade relacionada ao filme “O Clube do Imperador” proposta pela interdisciplina de Filosofia da Educação, me possibilitou maiores momentos de reflexão sobre o que realmente significa a palavra “moral”.
Como citei na atividade “entendemos que a moral está relacionada à educação, a ética, deste modo podemos compreender a moral como um processo construtivo, e assim como o professor, acredito que ela se constrói ao longo de nossa vida. Em muitos momentos este professor tentava transformar a personalidade de seus alunos conforme seus próprios interesses, de acordo com o que considerava correto ou não”.
Acredito realmente que nossa moral vai se construindo ao longo de nossa vida, mas discordo da atitude deste professor ao tentar “moldar” a personalidade dos alunos de acordo com o que considerava certo ou errado. Não cabe a nós educadores dizer aos nossos alunos o que é correto ou não, nosso papel é mostrar á eles diferentes caminhos a serem percorridos, mas a decisão de seguir o caminho certo ou errado, são eles que vão escolher, construindo assim sua moral.
Um comentário:
Oi Luana,
Gosto quando afirmas que a moral é algo construído ao longo do tempo.
A concepção do que é moral é diferente para cada pessoa,justamente por que ela construiu isso ao longo da vida, no contato com outras pessoas. Por isso não podemos impor ao outro aquilo que consideramos
'moralmente correto'.
Mas como educadores não podemos dizer que não trabalhamos com essas questões, certo? Quando um aluno agride o outro, ou é desrespeitoso com alguém...normalmente discutimos a situação. Partindo dessa reflexão, podemos dizer que o professor também ajuda o aluno a construir valores morais. Por isso, o professor deve ser coerente, o discurso e a prática precisam estar atrelados... somente assim o professor ganhará o respeito dos alunos e poderá ajudá-los a construir valores positivos que priviligiem a cooperação, o trabalho coletivo, o respeito.
Seguimos conversando! Beijos, Rô Leffa
Postar um comentário