quinta-feira, 11 de junho de 2009


Índios e afro-descendentes


Realizando as atividades da interdisciplina Questões étnico-raciais: Sociologia e História, relacionadas aos índios e afro-descendentes, comecei a refletir sobre a importância de estes assuntos serem abordados em sala de aula, bem como a forma que são desenvolvidos e compreendidos.
Quando nos dispomos a realizar um projeto, além de pensar em objetivos, criar atividades que envolvam o assunto abordado, precisamos também valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, de modo que o trabalho possa ter um melhor desenvolvimento.
Muitas escolas só “falam” em índios no “Dia dos Índios”, e com os afro-descendentes acontece o mesmo. Talvez seja insegurança de alguns professores, que ainda carregam dentro de si um preconceito que não o permite mostrar quem realmente são, e como vivem, ou então, pode ser que realmente não conheçam de fato essas histórias, e diante de uma sociedade com tantos preconceitos, falar de algo que se desconhece pode gerar muitos conflitos.
Professores precisam se comprometer no combate ao preconceito e a discriminação que ainda são encontradas, mesmo num país que define leis que tornam as pessoas iguais. Precisamos então de uma escola com novas perspectivas, que busque meios para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de conhecer e respeitar a diversidade de culturas existentes.
Estas culturas precisam ser valorizadas e reconhecidas pela luta por igualdade social, e pela influência que tem até hoje em nossa história.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Luana,

Infelizmente o Dia do Índio parece ser apenas mais uma data comemorativa que consta no calendário e que precisa ser trabalhada. Raramente encontramos discussões acerca da cultura indígena em outros momentos. Além disso, as aulas sobre esse assunto, em geral, se resumem a confecção de desenhos, realização de pinturas e colagens.

A aceitação da identidade cultural é fundamental para que os costumes, as crenças e os valores de determinada cultura sejam reafirmados e se fortaleçam. A cultura indígena tem uma importância ímpar na constituição de nossa cultura, de nosso país. É preciso que, na escola, as crianças aprendam mais do que 'pintar o rosto' e 'construir cocares' no dia do Índio...e como professores precisamos estar comprometidos com um ensino mais crítico e reflexivo.

Pelo que vejo em tuas reflexões a interdisciplina de Questões Étnico tem contribuído muito para essa compreensão. Beijos, Rô Leffa

Nilton Mullet e Paola Zordan disse...

Luana, vejo que tua última postagem foi em junho, está na hora - em verdade já passou - de mostrares tuas aprendizagens a partir das interdisciplinas deste semestre. Aguardamos!

Abraços!