segunda-feira, 4 de maio de 2009


Questões étnico-raciais


Durante este semestre, com a interdisciplina “Questões étnico-raciais: Sociologia e História”, estamos tendo a oportunidade de conhecer diferentes povos, culturas, diferentes origens.
Além de conhecer outras culturas, estamos tendo a oportunidade de refletir sobre nossa própria origem, conhecer nossa descendência, até mesmo encontrar semelhanças entre parentes que passavam despercebidas.
E ainda, fomos para a sala de aula, trabalhar como nossos alunos diferentes raças, diferentes etnias, culturas de outros povos, despertando a curiosidade de cada um para descobrir a sua própria origem.
Na atividade da construção do mosaico, trabalhamos estas questões a partir de um questionamento, ressaltando semelhanças e diferenças existentes entre as crianças e as figuras observadas, bem como com os familiares. Foi muito interessante, uns se diziam parecidos com o pais, outros com a mãe, alguns até se diziam parecidos com alguém por terem mais afinidade. Como citei: “Trabalhar estes assuntos em sala de aula possibilita uma melhor formação de cidadãos críticos, capazes de conviver numa sociedade com tamanho preconceito e descriminação, com diferentes origens e culturas, aprendendo a compreendê-las e respeitá-las”.
Trabalhamos com o preconceito que ainda é visível em nossa sociedade e em todo o mundo, ressaltando sempre que todos são iguais, independente de raça, cultura ou origem.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Luana, pelo que dizeste a interdisciplina de Questões Étnico-Raciais te proporcionou muitas aprendizagens. Fiquei curiosa para saber como foi essa atividade que realizaste com os alunos... como foi a atividade? que discussões surgiram a partir dela? Podes falar um pouquinho mais sobre isso? Voltarei em breve para seguirmos conversando! Beijos, Rô