domingo, 11 de abril de 2010



O ato de planejar

Segundo Maria Adelia Teixeira Baffi “O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento (...)”.
Assim como em nosso dia-a-dia, na busca da realização de objetivos pessoais, o ato de planejar também se faz presente no contexto escolar.
O planejamento nada mais é do que procurar meios para se alcançar os objetivos propostos. É também um ato de reflexão sobre os caminhos a percorrer.
Para meu estágio, muitas vezes refleti, pensei estar no caminho certo, logo percebia que não estava, repensava... Até que decidi pela utilização de uma “trilha manual”, planejada e reavaliada por muitas vezes. Esta irá apresentar desafios que proporcionarão aos alunos uma interação e maiores conhecimentos sobre os recursos tecnológicos, uma vez que as tecnologias se fazem cada vez mais presentes na vida de cada indivíduo.
Sei que não será uma tarefa fácil, já que serão utilizadas “páginas virtuais” sem a utilização de computadores.
O planejamento vem sendo realizado de forma flexível, sendo que nem sempre as coisas ocorrem como desejamos.
Ainda não sei como vai ser, mas o desafio está lançado, agora é correr atrás para alcançá-lo.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Luana,

O estágio é, sem dúvida, um desafio novo, pois exigirá um planejamento flexível e inovador, a reflexão e o registro constantes acerca da prática pedagógica.

Pelo que entendi propuseste como arquitetura pedagógica uma trilha virtual, ou melhor, uma trilha manual, já que não há computadores. É isso? Conte como tem sido essa experiência? Que desafios foram propostos aos alunos e como eles reagiram?

Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa