domingo, 3 de outubro de 2010

Eixo II

Retornando ao eixo-II, mais especificamente na interdisciplina “Infância de 0-10 anos”, me deparei novamente com o texto “Fazer a Ponte” de José Pacheco, que traz a história da Escola da Ponte, uma escola que é o sonho para muitos professores, e que para outros é desconsiderada, por se tratar de um ambiente aberto, onde as crianças mantêm contato direto com a natureza e não são separadas por idades, mas por etapa de desenvolvimento.
O que me chamou mais a atenção neste texto é o autor traz sobre o meu conceito: Conteúdo.
Nesta escola, os conteúdos são elaborados pelos próprios alunos, a cada dia que chegam à escola a primeira atividade que realizam é o registro do que querem aprender naquele dia, e o currículo da escola é adaptado a cada aluno, dando prioridade as capacidades e necessidades individuais.
E é mais ou menos isso que pretendo mostrar com meu TCC: que os conteúdos devem partir dos alunos, são eles quem devem definir quais são os mais relevantes para sua aprendizagem. Talvez isso não ocorra como na Escola da Ponte, onde os alunos registram todos os dias, mas que ao menos os professores passem a reparar mais no que realmente é importante para a aprendizagem de seus alunos, partindo de seus interesses.

Um comentário:

Roberta disse...

Luana!!

Parar e olhar para o nosso aluno e ver o que ele realmente quer aprender é um passo muito importante no nosso trabalho como professor. Pois nesse momento estamos descentralizando do professor.
Realmente a Escola da Ponte tem muita relação com os PA's. Já leste o livro "A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir" do Rubem Alves, que traz um relato muito rico da escola da ponte?? Acredito que possa ser um bom referencial teórico.

Abraços
Roberta