domingo, 28 de novembro de 2010

Eixo-8

Retornando ao eixo-8, logo estamos nos referindo ao estágio curricular. Nestes, muitas experiências foram vivenciadas, e muito pode ser aprendido, principalmente através da prática desenvolvida com Projetos de Aprendizagem.
Quando iniciei meu estágio, tentei resistir a esta arquitetura, e até disse que não desenvolveria nenhum projeto específico, mas tentaria desenvolver um trabalho interdisciplar, relacionando conteúdos escolares.
Nesta perspectiva, e como nos fora solicitado escolher uma arquitetura pedagógica para desenvolver durante este período, optei pela “arquitetura de aprendizagem incidente”, que se daria a partir de uma trilha manual, separada por diferentes etapas que seriam atingidas no decorrer do desenvolvimento de cada indivíduo.
Na verdade, esta prática pensada serviria apenas como suporte para a introdução da tecnologia na sala de aula, já que seria uma prática manual envolvendo recursos que se aproximavam de uma realidade virtual. Sendo que um dos meus objetivos era aproximar os alunos a um trabalho voltado para recursos tecnológicos, uma vez que alguns destes recursos já fazem parte da realidade da maioria dos mesmos, como televisão, rádio...
Porém, não consegui obter resultados, estava trabalhando conteúdos completamente desvinculados e os alunos não se mostravam interessados pelas aulas. Então, com algumas orientações da professora Marie Jane, passei a desenvolver a arquitetura baseada em Projetos de Aprendizagem, embora ainda com certo receio de não conseguir realizar um trabalho satisfatório. Mas resolvi me desafiar, e deu certo.
O trabalho com Projeto de Aprendizagem possibilita que os alunos desenvolvam competências em relação a qualquer temática, em qualquer área do conhecimento. Os conteúdos não precisam ser desenvolvidos sem conexão e desvinculados do projeto, sendo que os próprios alunos passam a definir e destacar dentro do seu trabalho o que querem e o que necessitam aprender. Os conteúdos vão surgindo desta prática e partem dos alunos, e não dos professores.
Desta forma pude perceber que meus alunos começaram a aprender realmente quando se sentiram responsáveis por sua própria aprendizagem, quando foram em busca para descobrir aquilo que lhes é curioso. Além disso, o trabalho com projetos de aprendizagem também permite que cada aluno aprenda no seu tempo, sendo que cada aluno progride de acordo com o seu ritmo. O trabalho com PA não tem um tempo certo para começar e terminar, isto acontece de acordo com o desempenho de cada indivíduo que o realiza.
Foi através desta prática, que surgiu a questão do meu TCC: “Como o trabalho com projetos de aprendizagem possibilita uma nova concepção de conteúdo escolar?”.

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