quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eixo-VII

Voltando ao eixo-VII, me deparei com a interdisciplina de “Didática, Planejamento e avaliação”, e esta me proporcionou um rico momento de reflexão a cerca de minha prática pedagógica, a partir de uma atividade realizada sobre o texto “O menininho”.
Em minha atividade escrevi que como professora, procuro sempre desafiar meus alunos, partindo de conhecimentos prévios que fazem parte de sua construção da moral, autonomia, apostando sempre na capacidade que cada ser humano tem e que só precisa ser aperfeiçoada no decorrer da vida.
E assim gostaria de ser vista e valorizada por meus alunos como alguém que acredita na individualidade de cada um e aposta nos seus ideais, dando suporte para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de viver em uma sociedade com tantas opiniões diferentes, conseguindo defender a sua.
Neste contexto, lembro-me também do meu TCC, onde trago a questão dos conteúdos escolares. Pois o professor que se preocupa realmente com a aprendizagem dos seus alunos não se limita a transmição de determinados conteúdos, mas propõe que os próprios alunos construam seus conhecimentos, decidindo o que querem aprender.

Um comentário:

Roberta disse...

Luana!!

Realmente temos que levar em consideração a individualidade de cada aluno, pois cada um tem uma vivência diferente e não é com o mesmo planejamento que vamos atingir a todos.

Abraços
Roberta