sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Eixo-V

Retornando ao eixo-V, me deparei com uma atividade proposta pelo seminário integrador, onde iniciamos o desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem.
Na realidade, fomos apresentados a esta arquitetura pedagógica, que de imediato causou muita resistencia por parte da maioria dos alunos. Uma vez que isso é comum quando somos submetidos a encarar algo novo.
E este trabalho teve continuidade nos demais semestres, até mesmo iniciamos novos PAS, mas sempre tinhamos muitas dúvidas, e nunca conseguimos chegar ao fim de nenhum.
Quando vi esta atividade, logo relembrei do meu estágio curricular, onde tentei resistir muitas vezes para não dar inicio a este trabalho com meus alunos, acreditando que nunca conseguiria realisar um PA. Pensava que não saberia orientar meus alunos, e este trabalho terminaria sem sucesso.
Porém, não vendo outra saída, inicei com meus alunos o trabalho com Projetos de Aprendizagem, e a partir daí os resultados começaram a surgir: aprendizagens significativas e imediatas, eu não precisava mais desenvolver conteúdos desvinculados, uma vez que tudo se encaixava nos Pas, mesmo este trabalho sendo realizado entre grupos divididos por interesses em comum.
E foi a partir deste trabalho também que dei inicio ao meu TCC, foi este que me possibilitou uma nova visão de conteúdo escolar.

2 comentários:

Roberta disse...

Luana!!

Ver que foi a partir de uma resistência tua que surgiu o tema do teu TCC mostra como nós todos podemos mudar e aprender algo novo. Quando compreendemos mais sobre o que estamos vivendo é mais fácil propagarmos as experiências.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Luana,

está excelente a tua reflexão sobre as resistências e as possibilidades que os PAs abrem para o trabalho com os conteúdos de forma articulada.
Poderias ilustrar com um exemplo como "tudo se encaixava nos PAs"? Acho que contribuiria muito para fundamentar as tuas novas "certezas"? O que achas?
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie